Área do Cliente: deixe seu cliente fazer por você

A área do cliente  é um recurso do Superlógica que garante a você agilizar seus processos, permitindo aos seus clientes acessar uma página em que algumas de suas necessidades são resolvidas diretamente por ali.

Para a empresa, é um recurso que reduz a burocracia, como emissão de segunda via de boletos e, para seus clientes, é uma plataforma em que ele resolve suas pendências de maneira rápida.

A área do cliente pode ser acessada via link enviado aos clientes ou pode ser inserida no site da empresa.

A área do cliente

A área do cliente é acessada por seu cliente por meio de cadastro de e-mail e senha ou via rede social. Na primeira vez, após efetuar o cadastro, o cliente precisará confirmar, clicando em um link enviado por e-mail, seu login. Já com a rede social, não haverá a necessidade desse passo.

O que pode ser feito na área do cliente:

  • Alterar dados cadastrais, como nome, endereço etc;
  • Alterar a forma de pagamento escolhida;
  • Pesquisar faturas em aberto e pagá-las;
  • Visualizar notas fiscais;
  • Alterar o plano contratado;
  • Enviar solicitações via Ticket (a partir do plano Pro).

Como configurar a área do cliente:

A seguir mostramos um passo a passo para ajudar você a configurar a sua área do cliente.

  1. Vá até o menu Clientes > Área do cliente;
  2. Clique no botão Editar, abaixo do vídeo;
  3. Com isso você poderá:
    • ativar e desativar cada uma das funcionalidades da área do cliente, conforme a sua necessidade;
    • adicionar termos de serviço que aparecerão na contratação no nosso checkout para ser verificado;
    • personalizar o CSS da área do cliente. Com isso conseguirá personalizar posicionamento, cores e muito mais das nossas páginas da área do cliente, incluindo o checkout. Necessário que seu desenvolvedor conheça CSS para realizar as alterações;
    • incluir scripts de analytics e URLs para verificações avançadas por meio de integrações.
  4. Para personalizar a área do cliente vá até o ícone “imagem de fundo”, à direita da tela. Nesse local, você pode inserir uma imagem com a identidade visual da sua empresa;
  5. Lembre-se o tamanho da imagem deve ser de 1900 pixels por 1078 pixels;
  6. O logo da empresa deverá ser inserido no canto inferior direito. Seu tamanho deve ser de 500 pixels por 300 pixels.

Exemplo de posicionamento e tamanho da imagem de fundo

Como integrar a área do cliente no meu site

Disponibilizamos de duas opções na qual você pode integrar mais facilmente nossa área do cliente com seu site:

Link direto

Você pode adicionar um botão no seu site que direcione o cliente para nosso ambiente no qual ele se autenticará para interagir com as funcionalidades disponibilizadas pela área do cliente.

Para obter o link, basta acessar através do menu Clientes > Área do cliente e clicar no botão “Veja como ficou” abaixo do título da página. Você será direcionado para sua área do cliente e pode utilizar este mesmo endereço para colocá-lo como link eu seu próprio site.

Embarcado

Caso prefira manter a identidade visual do seu site, disponibilizamos a opção de embarcar a área do cliente em uma página do seu site sem que seja exibida nossa URL.

Para fazer esta opção você precisará conhecer um pouco de programação ou ter um desenvolvedor que irá alterar seu site para incluir o script de incorporação.

Para obter o script ainda na tela de configurações da área do cliente, clique no botão “Incorpore ao seu site”. Uma janela se abrirá com o script que você precisa copiar e colar ele na página do seu site que deseja utilizar.

De maneira um pouco mais técnica, com esta opção será criado um iframe dentro do seu próprio site exibindo o conteúdo disponível pela área do cliente.

A imagem de fundo não é exibida com esta integração, deixando o fundo transparente para que a identidade visual de seu site seja mantida.

As personalizações feitas nas configurações da área do cliente (como CSS, scripts de analytics, entre outras) são mantidas neste modo também. Cuidado para não duplicar os scripts de analytics na sua página e também em nossas configurações da área do cliente.

Unificando o login da área do cliente com um já existente

Caso já tenha uma autenticação do seu lado e não deseje que seu cliente crie uma nova autenticação em nossa área do cliente, você também consegue através de integrações mais avançadas.

As configurações necessárias serão (também disponíveis no menu Clientes > Área do cliente):

  • Autenticar o cliente em outro site: ao acessar qualquer uma das páginas de nossa área do cliente ele será redirecionado para a URL configurada neste ponto que tratará a autenticação e depois retornará o navegador para nossa área do cliente já autenticado com um token. Será necessário utilizar a API (disponível em todos os planos) na qual descrevemos mais a fundo nesta URL;
  • Redirecionar ao deslogar: dentro da área do cliente temos um botão “Sair” que desloga o cliente e, configurando uma URL aqui, ele será redirecionado para ela. Pode ser para a URL de logout do seu lado ou para a home do seu site por exemplo;
  • Webhook de criação de usuário: nosso checkout, além de capturar as informações do cliente para criação da assinatura e cobrança, também pede uma senha para que ele tenha acesso as informações da área do cliente. Caso utilize a autenticação do seu lado, você pode receber todos os dados do checkout, inclusive a senha, para armazená-la e posteriormente fazer o login do cliente. Importante: a URL configurada aqui é chamada antes da criação do cliente e assinatura no Superlógica, então pode ser que o cliente não efetive a assinatura por problemas no cartão por exemplo. Para resolver esta questão você pode combinar a utilização desta configuração com o webhook “Cliente status” (disponível a partir do plano Pro) que pode ser utilizado para saber o status da assinatura e acompanhar, pelo e-mail por exemplo, se o cliente efetivou ou não a assinatura para criá-lo também na autenticação do seu lado.

Gestão de assinaturas e pagamentos recorrentes

Teste grátis o Superlógica!


Ligue grátis 0800 709 6800