Por que todos os softwares estão migrando para as nuvens?

Nuvem (ou “cloud”, em inglês) é um conceito no qual a entrega da computação ocorre como um serviço ao invés de um produto. O acesso a sistemas e a arquivos ocorre de forma remota, pela Internet, daí a alusão à nuvem.
Praticamente todas as pequenas e grandes empresas de softwares estão migrando seus sistemas para a nuvem. Para citar alguns exemplos, Adobe, levou o Photoshop e o Illustrator para o mundo SaaS; a Microsoft, tem o Office365 que é a versão cloud do pacote Office; Oracle, SAP, TOTVS, todas tem ERPs baseados em tecnologias web e com possibilidade de hospedagem em cloud; Gmail inaugurou uma nova experiência de uso dos leitores de e-mail com tecnologia 100% web.
Mas por que as empresas de software estão optando em distribuir softwares neste formato?
É mais rentável para elas
Com o sistema inteiro em uma página de internet abre-se a possibilidade de uma cobrança mensal do software em vez de uma taxa única para aquisição da licença e instalação. Como cliente isto é importante para você, pois o custo tende a diminuir e o compromisso de longo prazo da empresa aumentar. Esta tendência é verificada também em outros mercados como música (procure por Spotify) e vídeo (procure por Netflix).
É mais rápido aplicar melhorias
Os antigos sistemas desktop (desktop é o oposto de cloud) precisavam ser baixados e instalados no computador local. Quando uma alteração é necessária, um grande e complexo esquema é iniciado para atualizar o sistema em todos os clientes. Isto atrasa todo o processo de evolução do produto. A maioria dos sistemas cloud tem “deploys” diários, ou seja, as melhorias são inseridas gradualmente várias vezes ao dia e a equipe não perde tempo com versionamentos.
Não é necessário criar versões para ambientes diferentes
Um software desktop tem que estar preparado para ser instalado em diversos ambientes, configurações e plataformas. Os sistemas cloud rodam em um browser e por isto funcionam em qualquer plataforma sem necessidade de adaptação para estes ambientes diferentes.
É mais barato dar suporte
A equipe técnica tem possibilidade de dar um atendimento muito mais rápido já que pode, quando liberadas, acessar informações não identificáveis sobre a utilização do sistema.
Seu próximo computador vai rodar nas nuvens
Os clientes estão comprando tablets, smart phones e outros dispositivos baseados em cloud e querem acessar seus softwares a partir destes dispositivos. Sistemas baseados em cloud por padrão oferecem esta possibilidade.
Como isso influencia no seu negócio
Superlógica está preparada para o cloud?
Superlógica usa Amazon AWS para hospedar seu cloud. São mais de 2 dezenas de servidores de alto desempenho alocados no maior e melhor data center do mundo.
Esta capacidade computacional é automaticamente ampliada instantaneamente quando a demanda aumenta. Além disto, acompanhamos de perto, usando NewRelic, todas as requisições, erros, tentativas de invasão ou problemas de performance. Assim qualquer situação não prevista, pode ser contornada rapidamente.
Também usamos as melhores práticas para oferecer segurança ao nosso cloud. Seguimos recomendações e procedimentos do PCI, que é o que há de mais seguro em todo mundo. Somos scaneados e avaliados mensalmente pela Qualys Inc, uma empresa americana contratada para ampliar nossa segurança.
O resultado é que conseguimos manter o sistema funcionando 99,9% do tempo.