Como evitar que o churn se torne o pesadelo do seu negócio de SaaS

Se o seu negócio por assinatura já está operando há algum tempo, é bem provável que já tenha recebido centenas ou milhares de reclamações, dúvidas frequentes, críticas, sugestões, elogios e outras interações de consumidores, parceiros e até mesmo dos próprios funcionários. Faça uma lista reunindo todos esses comentários, agrupando-os por similaridade e priorizando os mais relevantes.

Você sabe o que é e como se calcula o churn?

A definição de churn é a proporção do total de assinantes que deixa sua base em um determinado período de tempo. Essa métrica é importante para as empresas de SaaS pois, para que possam crescer de forma saudável, seus clientes precisam se manter assinantes do serviço, novos devem entrar no bolo e a taxa de cancelamento (o churn) deve ser o mais baixo possível.

Como se prevenir do churn

Quando elevado, o churn pode limitar o crescimento do negócio e, em casos mais graves, até mesmo inviabilizar sua rentabilidade ou mesmo a existência da empresa.

Transforme o pesadelo em oportunidade

Os motivos para taxas de churn elevadas podem ser variados. A maioria dos motivos pode e deve ser monitorado e revertido pelo empreendedor, como um serviço insatisfatório de atendimento ao cliente, produtos e serviços pouco ou nunca atualizados, problemas de funcionamento recorrentes, preços elevados, ofertas mais atraentes na concorrência, entre outros.

Baixe agora o guia completo!