Quais são as ações para reduzir a inadimplência? Como cobrar clientes inadimplentes? Discutimos em detalhes nesta página as principais estratégias que você pode usar no seu negócio

Basicamente, inadimplência é a falta de pagamento na data de vencimento. Quando o cliente não efetua o pagamento, ele se torna um inadimplente.

E um dos maiores desafios de qualquer empresa que trabalha com pagamentos recorrentes é manter a inadimplência baixa.

Nem é preciso dizer o quão negativa pode ser a inadimplência. É importante não deixar que ela se torne comum, enraizada no negócio, pois a inadimplência pode inclusive mostrar sinais de cancelamento (churn) do seu serviço.

Existem meios e métodos que podem ajudar na redução de clientes que não pagam pelo serviço e que também podem ajudar na organização dos seus processos de cobrança e auxiliar a saúde financeira da empresa.

Pensando nisso, nós preparamos 8 passos para reduzir a inadimplência em negócios baseados em assinaturas.

Os impactos da inadimplência em um negócio recorrente

Quando se trabalha com negócios recorrentes, existem dezenas de custos também recorrentes para manter o serviço “de pé” – seja uma plataforma, software nas nuvens (SaaS), serviço, consultoria ou produto.

Porém, imagine aprimorar esses processos sem o pagamento recorrente dos clientes pelo serviço? Sim, é realmente impossível.

O pagamento recorrente é a base do crescimento e desenvolvimento de um negócio baseado em assinatura – por isso, não devem ser medidos esforços para reduzir a inadimplência e manter o fluxo de caixa.

Além disso, a inadimplência pode indicar fatores que não estavam tão claros ou passaram despercebidos. O principal deles é o churn, que significa a taxa média de cancelamentos mensais. O churn é uma realidade em todos os negócios de assinaturas ele pode se tornar um pesadelo para a sua empresa. Inadimplência duradoura pode ser um grande indicador de futuro churn.

Automatizar é fundamental

Com certeza você já percebeu que controlar e reduzir a inadimplência é um trabalho contínuo e importante. Para ganhar tempo e economizar custos, o segredo é automatizar ao máximo os processos.

Nós contamos em detalhes como reduzimos em 20% a inadimplência com o Superlógica Assinaturas – usamos diversas das ações que estão nesta página.

As ações para reduzir a inadimplência

Os 8 passos estão divididos da seguinte forma:

  1. Organize-se: sistema de gestão e mapeamento do processo de pagamento

  2. Acompanhe os números diariamente

  3. Tenha uma régua de cobrança efetiva

  4. Ofereça uma área do cliente com as cobranças e outras facilidades

  5. Suspensão ao serviço e outras ações dentro de sua plataforma

  6. Esteja pronto para fazer acordos

  7. Dicas e boas práticas para inadimplência

  8. As armas da Superlógica para combater a inadimplência

Cada um dos passos trata de um ponto importante dentro do seu sistema de pagamentos recorrentes, da organização e gerenciamento dos clientes.

É importante lembrar que cada empresa possui seu modus operandi e seus processos já estabelecidos. Por isso, para obter mais resultados, trabalhe e adeque o que você já faz com as nossas dicas.

Organize-se: sistema de gestão e mapeamento do processo de pagamento

O primeiro passo no combate à inadimplência é ter um bom sistema de gestão de assinaturas, responsável por automatizar a maior parte do trabalho. O segundo é mapear o processo de pagamento pelo qual o cliente passa. Montar um fluxograma que delineia cada etapa do processo é uma excelente forma de começar essa organização, aliado a uma régua de cobrança efetiva.

Determine um profissional de sua equipe para acompanhar diariamente a inadimplência e a melhoria dos processos. Dependendo do tamanho da operação, pode ser uma pessoa do departamento financeiro e outro do time de atendimento ou retenção.

Estes profissionais podem otimizar a régua de cobrança e acionar diferentes meios de contato com o cliente inadimplente, seja por e-mail, SMS, telefone ou carta.

Se não for possível contar com um ou mais profissionais dedicados, não se preocupe. Montar um roteiro e processos claros já ajuda a organizar as ações – o passo seguinte é colocar em prática.

Vale reforçar que é de suma importância contar com um sistema automatizado para esse processo. Como um sistema, fica mais fácil organizar régua de cobrança, cancelamentos e suspensões, já que é possível tornar estes processos automáticos. Assim, você precisa apenas acompanhar o desenvolvimento e as análises – o sistema pode fazer quase tudo para você.

Acompanhe os números diariamente

Para criar as melhores estratégias para diminuir a inadimplência, é preciso acompanhar diariamente os números gerais – qual o volume total, quantos e quais são os clientes inadimplentes, entender os principais motivos e identificar melhorias e falhas no processo.

Conhecendo e acompanhando o processo mais de perto, é possível identificar tendências: são todos de um serviço específico? De um mesmo modelo ou categoria de negócio? O problema pode ser a data de vencimento?

Daí é possível tirar insights sobre a inadimplência, onde é mais crítica e o que pode estar motivando o cliente a não pagar pelo serviço.

Acompanhar é uma tarefa que pode envolver mais de um time. Aqui, é interessante alinhar o seu financeiro, vendas e atendimento (ou time de Sucesso do Cliente/Customer Success). Este acompanhamento pode ser dividido, inclusive, entre os times.

Por exemplo, o time de vendas acompanha os novos clientes nos primeiros 90 dias. Após isso, o acompanhamento é feito pelo setor de atendimento por mais 90 dias, até o cliente se tornar ongoing (cliente fidelizado) e então ser acompanhado apenas pelo financeiro.

Durante o acompanhamento do cliente existem relatórios e métricas interessantes que merecem atenção. No Superlógica por exemplo, existe um painel de inadimplência, mostrando a situação geral dentro do negócio (com o volume total acumulado e o de pequenos atrasos), além de um gráfico de aging – que é o volume financeiro por períodos de atraso

Tela do Superlógica mostra inadimplência, com possibilidade de efetuar vários filtros e ações. Clique para ampliar a imagem

Tela do Superlógica mostra inadimplência, com possibilidade de efetuar vários filtros e ações. Clique para ampliar a imagem

Dividindo esse painel em diferentes seções, ou mesmo por aging, planos ou serviços, é possível ter uma visão melhor sobre a situação geral e entender o comportamento dos clientes inadimplentes.

Métricas e relatórios úteis:

  • Valor total de inadimplência (atualizado com multas e juros) versus Pequenos atrasos (até 5 dias);

  • Número total de clientes da base versus Número total de clientes inadimplentes;

  • Total de cobranças em aberto;

  • Gráfico de aging.

Essas métricas e relatórios também ajudam na organização de prorrogações, cancelamentos e cobranças. Os dados atuam lado a lado com o seu processo de cobrança e fornecem informações e dicas valiosas para aprimorar o seu processo.

Tenha uma régua de cobrança efetiva

Dentro de um bom processo de cobrança também é preciso criar uma excelente régua de cobrança – neste artigo, explicamos em detalhes como criar uma régua de cobrança efetiva. A régua determina espaços de tempo e meios de lembrar o seu cliente sobre o pagamento.

Para boleto bancário

A régua de cobrança serve tanto para lembrar de pagamentos que estão próximos, quanto para avisar sobre atrasos, suspensões ou cancelamentos por inadimplência.

Os principais meios de entrar em contato com o cliente são: e-mail, SMS, telefone e carta impressa. Todos podem trabalhar juntos, mas, dentre eles, o e-mail deve ser o seu principal aliado.

Uma régua de cobrança efetiva é pensada para prevenir que clientes se tornem inadimplentes e reforçar para inadimplentes que eles devem arcar com o serviço contratado.

Para isso, devem ser criadas mensagens com diferentes periodicidades, baseadas na data de vencimento da fatura.

A sugestão aqui é enviar mensagens automáticas ao seu cliente, como por exemplo:

  1. 5 antes do vencimento;

  2. No dia do vencimento;

  3. 5 dias depois do vencimento;

  4. 10 dias depois do vencimento;

  5. 15 dias depois do vencimento.

Nos e-mails, use variáveis dinâmicas do sistema, para trazer na mensagem dados como nome, e-mail, dia de vencimento, valor original da cobrança e link para o boleto.

Utilize títulos chamativos nos e-mails, como por exemplo:

  • LEMBRETE: o boleto do Superlógica vence em 5 dias

  • NÃO ESQUEÇA: o boleto do Superlógica vence hoje

  • ATRASOU: o boleto do Superlógica está atrasado, pague agora

  • SUSPENSÃO à vista: pague agora seu boleto do Superlógica

  • Sua conta no Superlógica vai ser CANCELADA nos próximos dias

Se você oferece uma área do cliente em seu software ou site, reforce isso nos e-mails — e passe a educar seu cliente a consultar esta área sempre que necessário. Você pode também pode usar o recurso de página inteligente do Superlógica para mostrar avisos no seu software ou site.

O SMS pode ajudar a reforçar a mensagem por e-mail. Mande mensagens curtas, que criem urgência – você pode até mesmo informar a linha digitável do boleto.

Você pode enviar um SMS logo que a cobrança estiver disponível ou optar por um SMS preventivo, enviado no dia anterior ao vencimento. E depois de alguns dias de vencido, caso o pagamento ainda esteja em aberto.

Certifique-se de que o nome do remetente seja o da sua empresa e faça menção ao e-mail enviado com o boleto. Sugestões de SMS:

  • Sua cobrança do Superlógica vence amanhã. Acesse seu e-mail para mais informações.

  • Você tem 1 cobrança atrasada. Acesse seu e-mail ou use a linha digitável: [linha digitável]

Alguns cuidados com o SMS. Como é algo mais agressivo, tome cuidado com o uso. Tenha também a certeza de que o celular cadastrado é do responsável pelos pagamentos. E, óbvio, mas importante!, certifique-se de que o nome do remetente seja o da sua empresa.

Para serviços com ticket mais alto, muitas vezes fazer uma ligação rápida é a melhor opção. Tickets elevados exigem maior contato entre atendimento e o cliente final. Além disso, inadimplência em que o preço recorrente é alto pode ser um indicativo de churn.

Utilize o telefone para reforçar um e-mail já enviado anteriormente, mas analise se é a melhor solução para o seu negócio.

Para cartão de crédito

No caso de cartão de crédito, não é necessário fazer notificações antes da cobrança ser realizada. Existem casos nos quais pode ser interessante uma mensagem de renovação automática – mas, na maioria dos casos, isso não é necessário.

Deve haver mensagens quando houver algum tipo de falha no pagamento. A sugestão é trabalhar com duas mensagens básicas:

  • Pagamento com falha temporária (apenas informando);

  • Última tentativa de pagamento (solicitando algum tipo de ação, como troca de cartão ou alteração para outra forma de pagamento).

Neste post, nós detalhamos como criar uma régua de cobrança e também mostramos como empresas como Dropbox e Microsoft usam as mensagens de falha para cartão de crédito.

Automatize sua gestão e reduza a inadimplência

Ofereça uma área do cliente com as cobranças e outras facilidades

A área do cliente é um recurso que garante a você agilizar muito os processos, permitindo aos seus clientes acessar uma página em que algumas das necessidades cadastrais e financeiras são resolvidas diretamente por ali.

Para a empresa, é um recurso que reduz a burocracia, como emissão de segunda via de boletos e, para os clientes, é uma plataforma em que ele resolve suas pendências de maneira rápida.

Como exemplo, o que pode ser feito na área do cliente oferecida pelo Superlógica:

  • Alterar dados cadastrais, como nome, endereço etc.;

  • Alterar a forma de pagamento;

  • Pesquisar faturas em aberto e pagá-las;

  • Consultar faturas anteriores já liquidadas;

  • Consultar notas fiscais emitidas;

  • Ver pedidos avulsos realizados;

  • Alterar o plano contratado;

  • Enviar solicitações ao financeiro (via aplicativo de tickets).

Área do cliente permite ao cliente realizar inúmeras ações sem suporte

Área do cliente permite ao cliente realizar inúmeras ações sem suporte

Boleto inteligente: atualizado, sempre

Sabe aquele problema de o cliente pedir para o financeiro o boleto atualizado para pagamento? Com o recurso de boleto inteligente (presente no Superlógica), juros e multa são calculados automaticamente sempre que o seu cliente abrir o link.

Isso por si só reduz o número de chamados abertos junto ao financeiro e educa o cliente sobre o pagamento na data correta – afinal, quem gosta de pagar juros e multa?

Outro ponto interessante é que, caso o cliente pague o boleto com um valor menor (pagamento a menor), o sistema automaticamente identifica isso e lança na próxima fatura. Lindo, não?

Com o recurso do boleto inteligente, o boleto fica disponível online e é atualizado (data, juros e multa) sempre que o cliente acessá-lo através de um link

Com o recurso do boleto inteligente, o boleto fica disponível online e é atualizado (data, juros e multa) sempre que o cliente acessá-lo através de um link

Suspensão ao serviço e outras ações dentro de sua plataforma

Se você oferece algum tipo serviço baseado em software ou plataforma digital, pode achar importante em algum momento suspender o acesso em caso de inadimplência.

Como em tudo nesta vida, não existe uma fórmula pronta – cada negócio deve entender seus clientes e buscar o ponto de equilíbrio entre acesso ao serviço x pagamento.

Serviços com milhões de assinantes (como os de músicas, filmes e armazenamento de arquivos) costumam suspender o acesso ou efetuar downgrade em poucos dias – se o seu cartão de crédito está com algum problema, provavelmente em 5 dias o acesso estará suspenso ou sua conta será migrada para um plano grátis.

Se você ainda não suspende de forma automática, comece devagar – com 15 ou 20 dias, por exemplo. E depois vá fazendo ajustes. Não fique com medo de receber reclamações – em geral, o cliente entende perfeitamente este tipo de ação.

E é claro que a suspensão tem de ser comunicada da melhor forma possível. Isto é, a mensagem deve ser direta e visar à conversão – ou seja: trazer de volta o cliente à adimplência. Se possível, envie o boleto ou ofereça uma área na qual o cliente poderá atualizar os dados do cartão de crédito.

Com o Superlógica, por exemplo, é possível definir este tipo de regra para suspensão e cancelamento automático e ainda parametrizar as mensagens enviadas.

Parametrize as configurações de bloqueio e cancelamento e deixe o sistema trabalhar para você

Parametrize as configurações de bloqueio e cancelamento
e deixe o sistema trabalhar para você

Página inteligente cria uma experiência incrível e ajuda no combate à inadimplência

Mas é possível fazer ainda mais. Com o recurso de webhooks, é possível integrar o Superlógica com seu sistema ou site usando pouco tempo de desenvolvimento.

Quando algo importante acontece no Superlógica, como um status de inadimplência, por exemplo, um evento é disparado, enviando informações atualizadas para uma URL do seu lado.

O Superlógica gera uma espécie de página inteligente para cada cliente. A URL desta página é informada no conjunto de informações enviadas pelo webhook.

De acordo com a situação do cliente, esta página vai mostrar uma informação diferente – o sistema entende o que o seu cliente precisa ver num dado momento.

A página inteligente ajuda a deixar sua inadimplência baixa sem aumentar o trabalho manual da sua equipe.

Quer exemplos?

Usando a página inteligente para diminuir a inadimplência

Exiba um alerta de pendências financeiras

A página inteligente exibe um alerta de pendência para os clientes que estão com pagamentos pendentes.

Exiba um alerta de pendências financeiras

Bloqueie o acesso aos inadimplentes

Ou pode bloquear os clientes depois de alguns dias atrasados, impedindo que usem o serviço. Este limite é definido por você.

Bloqueie o acesso aos inadimplentes

Desbloqueie automaticamente quem enviar comprovante de pagamento

Seu cliente inadimplente pode enviar um comprovante que libera o acesso ao sistema imediatamente, evitando, assim, trabalho manual da sua equipe – receber o comprovante por e-mail, validar e depois liberar o acesso.

O comprovante enviado via página inteligente do Superlógica não precisa ser verificado por ninguém – se o cliente não efetivou realmente o pagamento, no dia seguinte o sistema volta a bloqueá-lo e desta vez não oferece novamente esta opção.

Permita que seu cliente mude o responsável pelo pagamento

Às vezes a pessoa que contratou o sistema não é a mesma responsável pelo pagamento, certo? Ou o responsável financeiro saiu da empresa ou trocou de cargo. A gente sabe que isso acontece e o Superlógica reduz esse tipo de problema, solicitando ao usuário, em momentos oportunos, que altere o responsável pelos pagamentos.

Solicite que o cliente altere dados cadastrais quando correspondências retornarem

Se sua empresa trabalha com boleto bancário e os envia pelos Correios, deve saber que a maioria dos clientes não avisa quando muda de endereço. O Superlógica oferece um processo automatizado para solicitar os novos dados de correspondência via página inteligente.

Solicite que o cliente altere dados cadastrais quando correspondências retornarem
Não perca receitas e clientes por falta de gestão

Esteja pronto para fazer acordos

Em muitos casos, receber o valor total de forma rápida e de uma vez só não é possível. Nestes momentos, é importante ter uma política de realização de acordos com os clientes. Você pode não ter o valor total de forma rápida como gostaria, porém realizar um acordo é uma forma de obter o comprometimento de que o valor devido será pago em uma data estipulada.

Muitas vezes será necessário fazer algum tipo de concessão em uma negociação deste tipo – seja retirar juros e multa ou mesmo oferecer um desconto. Porém tome cuidado ao conceder descontos para clientes inadimplentes – pode ser um incentivo à inadimplência.

Como fazer um acordo no Superlógica

No Superlógica, de qualquer tela de cobrança ou através do cadastro do cliente é possível gerar um acordo. O Superlógica mostra todas as pendências e dá as opções de quitar ou criar parcelas.

No passo seguinte, você determina como vai apresentar a descrição na fatura e se e quanto vai cobrar de juros e multa (o sistema já calcula automaticamente pra você). Depois é só determinar se haverá algum pagamento de entrada e o número de parcelas e as datas.

Recurso de acordo permite negociar com o cliente, efetuar parcelamento e editar dados da cobrança. Clique para ampliar a imagem

Recurso de acordo permite negociar com o cliente, efetuar parcelamento e editar dados da cobrança. Clique para ampliar a imagem

Dicas e boas práticas para inadimplência

Separamos dicas rápidas que junto com os passos anteriores se tornam ações eficientes e comprovadas para reduzir a inadimplência do seu negócio.

Política de cobrança

Organizar a sua política de cobrança melhora a eficiência do sistema e organiza o seu pessoal. Por isso, crie etapas para organizar os contatos básicos e qual a finalidade de cada contato. Por exemplo:

  1. Identifique o perfil do cliente inadimplente;

  2. Trace uma data limite para a quitação da dívida;

  3. Entre em contato com maior firmeza caso ele não quite.

Entenda os tipos de devedores

Cada um dos seus clientes possui necessidades e motivos diferentes, o que influencia na situação de inadimplência. É importante que você identifique cada um deles e saiba como lidar e negociar em cada uma das situações – se o cliente está passando por uma crise, esqueceu de pagar ou está agindo de má fé, por exemplo.

A melhor forma de entender os tipos de devedores é categorizá-los, podendo dividir em grupos de importância, tipo de serviço ou ticket médio.

Cobranças por telefone

Dependendo do ticket médio do seu negócio, nem sempre fazer ligações de cobrança vai valer a pena. Faça todos os mecanismos automáticos trabalharem por você e deixe ações como ligar para clientes em último caso.

Agora, é claro que se você possui uma carteira grande de clientes e um ticket médio razoável, ligações são ótimas para reforçar as ações automatizadas.

É possível focar também em clientes de maior valor ou devedores de longa data.

Tenha um roteiro básico, prevendo os tipos de situação e perguntas mais comuns, como pedido de cancelamento, perdão de dívida, negociação e acordos.

E uma última dica: nos contatos por telefone, é importante tirar do cliente uma previsão de pagamento – assim, é criado algum engajamento e expectativa de ambas as partes.

Em que situações vale a pena contratar uma empresa especializada em cobranças?

Todas as dicas que demos têm o objetivo de organizar e otimizar o seu processo de cobrança. Mas é verdade que em alguns casos existem dificuldades gigantes ao longo do processo.

Se você possui um alto índice de inadimplência, problemas com parte da carteira de clientes ou mesmo casos nos quais o valor é alto, uma saída é contratar uma empresa especializada em cobrança. A empresa tem o know-how necessário para agir nestes casos e vão fazer o máximo para receber, pois muitas vezes recebem uma porcentagem do valor recebido.

As armas do Superlógica para combater a inadimplência

A missão do Superlógica Assinaturas é permitir a uma empresa gerenciar e escalar negócios baseados em assinaturas e mensalidades, além de simplificar o processo de contratação de planos e ser um poderoso sistema de gestão financeira. O Superlógica também automatiza todo o processo de geração de cobranças e notificações.

Abaixo, os principais recursos do Superlógica relacionados a controle de inadimplência.

Painel de inadimplência com aging

O Superlógica mostra um painel completo com os dados globais de inadimplência e o de pequenos atrasos (cobranças vencidas até 5 dias): valor total acumulado, bem como o número de cobranças e clientes inadimplentes.

O gráfico de aging mostra o volume financeiro de inadimplência por períodos de atraso – de 1 a 5 dias, de 6 a 15, de 16 a 30, de 31 a 45, de 46 a 60 e acima de 60 dias.

Tela do Superlógica mostra inadimplência, com possibilidade de efetuar vários filtros e ações. Clique para ampliar a imagem

Painel de inadimplência do Superlógica apresentar o valor total acumulado, o valor de pequenos atrasos e um gráfico com o aging das cobranças

O painel também lista os clientes inadimplentes com o número de cobranças em aberto, o valor principal e atualizado (com juros e multa).

É possível fazer também diversas ações através desta tela, como efetuar um acordo, abrir um ticket interno, inserir em um grupo de protesto, enviar e-mail e SMS e gerar uma carta de cobrança.

Relatórios de inadimplência

O Superlógica possui vários relatórios relacionados à inadimplência, como os de resumo, acordos, com a composição e por cobranças mais antigas.

É possível realizar uma série de filtros nos relatórios de inadimplência

Régua de cobrança: notificações automáticas

A régua de cobrança é uma das principais ferramentas de combate à inadimplência. No Superlógica, é possível usar 3 meios básicos de notificações a clientes – e-mail, SMS e carta.

Por e-mail, no caso de boletos é possível enviar até 4 mensagens automáticas (todas customizáveis). Para cartão de crédito, o sistema pode enviar convite, mensagem de sucesso, erro e de última tentativa.

Através da régua de cobrança é possível configurar notificações automáticas por e-mail, SMS e até mesmo carta impressa

Através da régua de cobrança é possível configurar notificações automáticas por e-mail, SMS e até mesmo carta impressa

Também existe a possibilidade de enviar SMS através do sistema – a régua de cobrança oferece a opção de enviar até 2 de forma automática.

Outra possibilidade é gerar boletos para serem impressos – não só gerar, como também utilizar o serviço de bureau (impressão) do Superlógica. Neste serviço, nós geramos, imprimimos e enviamos os impressos através dos Correios.

Suspensão e cancelamento automáticos

É possível também efetuar configurações de suspensão e cancelamento automáticos, baseado na inadimplência do cliente, como mostra a tela abaixo.

É possível também adicionar exceções para esta regra individualmente por cliente – no cadastro do cliente, ao editar os dados, encontre esta opção.

Tudo para deixar as ações no modo automático e se preocupar com o que importa.

É possível realizar uma série de filtros nos relatórios de inadimplência

Configure regras para suspensão e cancelamento automáticos, além de indisponibilização de 2a via e mensagens

Área do cliente: deixe o cliente fazer por você

Esta área permite que o próprio cliente efetue alterações sem depender de interação humana do time financeiro da sua empresa. É possível configurar quais dados o cliente pode ver e editar.

Entre as informações presente na área do cliente, estão dados cadastrais, forma de pagamento, segunda via de pagamentos, histórico de cobranças, notas fiscais, contratação e cancelamento de planos, além de abertura de chamados.

Através de um simples código, a área do cliente pode ser incorporada em um site ou diretamente na plataforma ou software da empresa.

Área do cliente permite ao cliente realizar inúmeras ações sem suporte

Área do cliente oferece inúmeras facilidades, como pegar 2a via de boleto, ver histórico de cobranças pagas e nota fiscal

Funcionalidade de acordo

O Superlógica oferece uma funcionalidade para geração de acordos. O recurso é simples: na tela de cobranças ou no cadastro do cliente, é possível escolher as cobranças que se tornarão um acordo. É possível então quitar ou gerar parcelas – o sistema calcula juros e multa e deixa tudo pronto.

Após o acordo ter sido realizado, o sistema gera um documento com o termo de confissão de dívida, com o detalhamento da operação.

É possível criar tickets internos para atividades de cobranças a inadimplentes

É possível criar tickets internos para atividades de cobranças a inadimplentes

Abertura de ticket para analista de cobrança

Com o aplicativo de tickets, é possível criar chamados internos para analistas de cobrança – que poderão usar como uma espécie de lista de tarefas (to-do list).

Receba nossos conteúdos por e-mail

Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.